Fechar
ITK 2020 Digital - Innovation Tech Knowledge

Papers

Coordenação científica

Fabiano Hessel
Fabiano Hessel
Lisandro Granville
Lisandro Granville
Rodrigo da Rosa Righi
Rodrigo da Rosa Righi

Fabiano Hessel

Fabiano Hessel é professor titular da Escola Politécnica da PUCRS, Pesquisador do CNPq e Membro do Conselho Técnico-Científico da Softsul.

Prof. Hessel é PhD pela Universidade Joseph-Fourier (atual Grenoble-Alpes, França), atuou junto a Pró-reitoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da PUCRS como assessor da Diretoria de Inovação.

Atualmente é o coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Cidades Inteligentes da PUCRS e coordenador do comitê de assessoramento da FAPERGS para as áreas de Matemática, Estatística e Computação (2019-2021).

É o líder do Grupo de Sistemas Embarcados e faz parte do grupo de interesse em IoT e SmartCities da IEEE.

Foi editor associado da ACM TECS (Transaction on Embedded Computing Systems), General Chair, Program Chair e membro do comitê de programa de várias conferências da IEEE e ACM, além de revisor de artigos para diferentes periódicos.

Prof. Hessel é o representante para o Brasil e América Latina do ISQED (International Symposium on Quality Electronic Design) e possui várias publicações em diferentes conferências e periódicos renomados na área.

Seus interesses de pesquisa incluem sistemas embarcados, IoT e Sustainable+SmartCities.

Lisandro Granville

Associado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Lisandro Zambenedetti Granville possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, obtidos em 1995, 1997 e 2001, respectivamente.

Atualmente, é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gerência de Redes Serviços e Aplicações, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Virtualização de Redes, Redes Definidas por Software e Sistemas Peer-to-Peer.

Rodrigo da Rosa Righi

Rodrigo da Rosa Righi é membro sênior da IEEE e membro sênior da ACM, bolsista de produtividade do CNPq e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde também atua como pesquisador e orientador de alunos de iniciação científica, TCC, mestrado e doutorado.

Possui pós-doutorado, realizado no KAIST (Korea Advanced Institute of Science and Technology) - Coreia do Sul, com ênfase nas áreas de Internet of Things e Cloud Computing.

O mestrado e o doutorado em Ciência da Computação foram feitos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (conclusões em 2005 e 2009, respectivamente). Em especial, o doutorado foi feito na modalidade sanduiche na Tecnische Universitaet Berlin, Alemanha.

Ainda na parte de formação acadêmica, Rodrigo possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (conclusão em 2003).

Rodrigo tem experiência na área de Ciência da Computação, mais particularmente nas subáreas que envolvem a computação paralela e distribuída. Atua nos seguintes temas: avaliação de desempenho, migração e escalonamento de processos, balanceamento de carga e adaptação da comunicação em ambientes distribuídos (Cluster, Grid, Fog e Cloud), computação na área da saúde e Internet of Things.

O prof. Rodrigo também fez parte do Comitê de Assessoramento da FAPERGS no que tange a área da Computação, com gestão no período de 2017 a 2019.

Ainda, prof. Rodrigo possui experiência na coordenação e como integrante em projetos de pesquisa de cunho nacional e internacional, envolvendo empresas como Siemens, HT Micron Semicondutores e DELL Computadores.

Atua também na coordenação de projetos de apoio a eventos científicos suportados pela CAPES, CNPq e FAPERGS.

Prof. Rodrigo é revisor de periódicos internacionais conceituados na área como IEEE Cloud Computing, IEEE Communications Magazine e ACM Transactions on Cyber-Physical Systems, bem como membro permanente do Comitê de Programa de conferencias nacionais como SBCUP, ERAD, ERRC e WSCAD-SCC.

Por fim, Rodrigo é membro das seguintes instituições: IEEE (membro sênior), ACM (membro sênior), ACM (membro sênior), IADIS, INSTICC e SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

Rodrigo mantem um Web site com publicações e disciplinas que leciona em nível de graduação e pós-graduação (lato e estrito senso): http://professor.unisinos.br/rrrighi .

 

 

 

 

ENTIDADE PROMOTORA

ORGANIZAÇÃO

AB EV

VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO OFICIAL

Grupo AMANHÃ

APOIO

Gramado e Canela
Prefeitura de Gramado