Fechar
ITK 2021 Digital - Innovation Tech Knowledge

Palestrantes

DEBATE DE ABERTURA

Filipa Mendonça
Filipa Mendonça
Vice-Consul de Portugal

ABERTURA

Gilberto Lima Jr.
Gilberto Lima Jr.

CONFERÊNCIA

Alexandre Ness
Alexandre Ness
Artur Coimbra
Artur Coimbra
Cristina Hoepers
Cristina Hoepers
Marcio Migon
Marcio Migon
Newton Hamatsu
Newton Hamatsu

SAÚDE

Leandro Totti Cavazzola
Leandro Totti Cavazzola
Luciano Eifler
Luciano Eifler
Maicon Diogo Much
Maicon Diogo Much
Miguel Nácul
Miguel Nácul
Olivier Smadja
Olivier Smadja
Rafael Rech
Rafael Rech
Tiago Oltramari Marin
Tiago Oltramari Marin

AGRONEGÓCIO

Erico Pastana
Erico Pastana
José Carlos de Lima Jr.
José Carlos de Lima Jr.
José Eduardo Azarite
José Eduardo Azarite
Leonardo Afonso Angeli Menegatti
Leonardo Afonso Angeli Menegatti
Luiz Ojima Sakuda
Luiz Ojima Sakuda
Marcos Bernardo Campos
Marcos Bernardo Campos
Murillo Velota
Murillo Velota
Pedro Pimentel
Pedro Pimentel
Rafael Fonseca
Rafael Fonseca
Rafael Montanhez
Rafael Montanhez
Sergio Soares
Sergio Soares
Silvia Massruhá
Silvia Massruhá
Vitor Mondo
Vitor Mondo

TECNOLOGIAS TRANSVERSAIS

Antonio Marcos Alberti
Antonio Marcos Alberti
EDGAR BORTOLINI
Edgar Bortolini
Cristiano Borges
Cristiano Borges
Felipe Garcia
Felipe Garcia
Felipe Palhares
Felipe Palhares
Italo Nogueira
Italo Nogueira
Jeovani Salomão
Jeovani Salomão
Marcílio Braz
Marcílio Braz
Wilson Cardoso
Wilson Cardoso

EDUCAÇÃO

Carla Netto
Carla Netto
Hanandra Farias
Hananda Farias
Janete Laguna
Janete Laguna
Lucas Vital
Lucas Vital

FINANCEIRO

Edson Fonseca
Edson Fonseca
Jairo Avritchir
Jairo Avritchir

Alexandre Ness

É graduado em Administração pela UFRGS. Atua no BRDE desde 2002 com análise de concessão de crédito e, desde 2016, com prospecção de clientes na Metade Sul do RS.

Artur Coimbra

DF

Artur Coimbra de Oliveira é bacharel e mestre em Direito pela Universidade de Brasília, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Na condição de membro do Grupo de Estudo em Direito das Telecomunicações da Universidade de Brasília, participou de importantes projetos de pesquisa, como a elaboração da Coletânea de Normas e Julgados de Telecomunicações, além de ter publicado capítulos de livros e artigos em revistas científicas sobre o tema.

É membro da carreira de Procurador Federal desde 2007, tendo sido Especialista em Regulação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anteriormente. Exerceu a função de assessor na Procuradoria Federal Especializada da Anatel e na Presidência da República. Foi Diretor de Banda Larga no Ministério das Comunicações de 2011 a 2020.

Ao longo desse período, participou do grupo formulador do Programa Nacional de Banda Larga, presidiu o Comitê Diretor do projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas e atuou como conselheiro de administração da empresa responsável pelo projeto de cabo submarino entre o Brasil e a Europa.

Carla Netto

MG - Centro Universitário Newton Paiva

Coordenadora e Docente dos Cursos de Pedagogia e Letras do Centro Universitário Newton Paiva (MG). Colaboradora da Cátedra da UNESCO de EAD - UNED. Pós-doutorado em EAD pela Universidad Nacional de Educación a Distancia - UNED, Espanha. Doutora em Educação, com Doutorado sanduíche na The University of Texas at Austin, Mestre em Educação em Ciências e Matemática, Especialista em Educação a Distância, Especialista em Psicopedagogia e Pedagoga em Multimeios e Informática Educativa, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Possui experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Informática na Educação, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Formação Docente em EAD, Qualidade do Ensino Superior na Modalidade a Distância, Acreditação da Educação Superior, Políticas Públicas e Evasão no Ensino Superior.

Cristiano Borges

Procergs, RS

Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, Pós-Graduado em Segurança de Sistemas e Pós Graduado em Direito Eletrônico. Autor do Projeto "Na TI com Segurança", já ministrou mais de 250 palestras sobre Cyberbullying e Segurança Digital em 22 cidades do RS. Atualmente é Analista de Compliance na PROCERGS.

Antonio Marcos Alberti

Antonio Marcos Alberti é engenheiro, professor, coordenador do Information and Communications Technologies (ICT) Laboratory do Inatel e programador C/C++. É doutor em Eletrônica e Telecomunicações pela Unicamp e pós-doutor pelo Electronics and Telecommunications Research Institute (ETRI) da Coréia do Sul. Autor de mais de 100 artigos científicos. Já ministrou mais de 60 palestras sobre tecnologia e suas disrupções, incluindo HackTown, Futurecom, Exponential Conference, QCon, TEDxInatel, Pint of Science, Ciência no Boteco, etc. Colunista do Olhar Digital, EngenhariaÉ e Futurecom Digital. Pai da arquitetura NovaGenesis. Contribuiu para documento de requisitos para Internet do Futuro na Coréia do Sul e nas discussões iniciais do Plano Nacional de M2M/IoT. Criador do movimento de empreendedorismo social em rede chamado Renascidade e autor da parte técnica do projeto de Integração de Soluções IoT para Cidades Inteligentes financiado pelo BNDES. Hacker de tendências, pioneiro da Internet do futuro e consultor

Edgar Bortolini

RS - CEO EB Senior Business Advisor

Engenheiro eletrônico PUCRS, Phd. Wireless Communications Berkeley, USA e Msc. História da Tecnologia pela PUCRS. Atividades acadêmicas em engenharia elétrica e coordenador de projetos estratégicos na área de Telecom, atuando como liason Universidade-Empresa em diversos projetos de inovação. Detém patentes relevantes na área. Conselheiro de diversas entidades, tais como SERGS, CREA-RS, Projeto Pescar e Comcet. Membro do Comitê brasileiro CBC2 junto à Anatel para questões de espectro radioelétrico no ITU (OAS). É advisor senior em diversas entidades e empresas de tecnologia. Fundador e mentor de diversas empresas Startup nas áreas de MedTech, FoodTech e EngTech.

Erico de Souza Pastana

SP - Venture Hub

CEO da Venture Hub, um hub que ajuda grandes empresas e startups a superarem seus desafios de inovação e crescimento em áreas como agro, food e indústria 4.0, entre outras verticais.

Com escritórios em Campinas e Manaus, são especialistas no desenvolvimento de programas e hubs de inovação aberta, além de atuarem como investidores possuindo um portfólio com mais de 50 Startups.

É também Diretor do Founder Institute, uma aceleradora Global com sede no Vale do Silício.

Felipe Garcia

RJ - Nokia

Felipe Garcia é Head de Marketing Brasil, e ingressou na Nokia em outubro de 2020. Felipe possui larga experiência no setor de telecomunicações no Brasil e na América Latina, tendo liderado com sucesso vendas e desenvolvimento de negócios em diversas empresas de serviços digitais e software. Felipe é engenheiro eletrônico formado pela PUC/RS com MBA em Gestão de Telco pela FGV/SP, com pós-MBA em Antropologia do Consumo pela COPPEAD/RJ e graduado em Negociação e Liderança pela Harvard Law School. Possui expertise em serviços digitais, desenvolvimento de ecossistemas, estratégias de mercado e engajamento do cliente. Com 20 anos de experiência passou por empresas como Claro, Oi/Brasil Telecom, Comfone, Syniverse e Bemobi.

Felipe Palhares

Mestre (LL.M.) em Direito pela New York University
Professor convidado do INSPER e da FGV/Rio
Coordenador dos livros "Temas Atuais de Proteção de Dados" e "Estudos sobre Privacidade e Proteção de Dados"
Sócio de área de Proteção de Dados, Tecnologia e Negócios Digitais do BMA Advogados.

Italo Nogueira

PE - ASSESPRO

Sócio-fundador e diretor-presidente da empresa de tecnologia CMTech com sede em Recife/PE. Em março de 2015, foi eleito presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação de Pernambuco e Paraíba (Assespro PE/PB) para o biênio 2015/2016 e reeleito para 2017/2018. Presidente do Comitê de TI da Amcham. Conselheiro do Porto Digitial e Softex Recife por 4(quatro) anos, investidor em mais de 30 diferentes startups do Brasil.
Presidente da Federação ASSESPRO para os biênios 2019/2020 e 2021/2022.

Marcílio Braz

PE - Privacy Academy

Advogado e consultor especializado em Proteção de Dados
Professor e fundador da Privacy Academy
Gerente de Projetos em TI.
Membro do IAPP, ISACA, ICS/ADPO, APDPO e ABMEN
Membro das Comissões de Proteção de Dados da OAB/SP e OAB Campinas

Wilson Cardoso

Wilson Cardoso é vice-presidente do Projeto 5G Brasil e Diretor do Departamento de Infraestrutura Telecomunicações da FIESP . Ele recebeu o doutorado em engenharia elétrica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 1997. Possui 36 anos de experiência em telecomunicações tendo desenvolvido atividades em P&D, soluções e suporte técnico no Brasil, EUA, Colômbia, Alemanha e Cingapura, além de duas patentes internacionais em transmissão de IP sobre satélite. Atua hoje como CTO da Nokia para América Latina e Brasil.

Gilberto Lima Jr.

Gilberto Lima Junior é Graduado em Comércio Exterior, Pós-Graduado em Tecnologia da Informação, coordenou Políticas Públicas como a Estratégia Nacional em TICs pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e a Unidade de Internacionalização de Empresas da APEX Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil) no período de 2004 a 2011. Mentor de Empresas de Base Tecnológica, é Membro-Conselheiro do Board de Empresas e Instituições no Brasil e no Exterior. Gilberto preside o Instituto Illuminante de Inovação Tecnológica e Impacto Social, assina como Futurista, duas Colunas: "O Futuro já Começou " no Correio Braziliense e "Mentes Brilhantes", na Plataforma de Inovação em Conteúdos e Palestras, Whow!

Hananda Farias

RS - ULBRA/CANOAS

Possui na graduação Habilitação em Matemática (Ulbra-Canoas/RS), tem atuação em mais de 10 anos em sala de aula. Foi coordenadora Pedagógica por 3 anos. Esteve na vice-direção de uma escola em 2019 e na direção desta mesma escola em 2020. Atualmente leciona matemática nos anos finais da rede pública na cidade de Parobé/RS. Recentemente (janeiro/2021) obteve o título de Mestre, pelo Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS), em que defendeu o trabalho: A arte de planejar com TICs: CONSTRUÇÃO DE UM MODELO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. A linha de pesquisa é de Conteúdos Criativos e envolve Educação e Tecnologias Digitais.

Jairo Avritchir

RS

Graduado em Engenharia de Produção pela USP, 1985.

Pós-Graduado em Administração de Empresas com ênfase em administração de TI pela FGV-SP

35 anos de experiência em gestão de TI em empresas dos setores Financeiro, Manufatura e Tecnologia, como Banco Francês e Brasileiro (Crèdit Lyonnais), JP Morgan Chase, Banco UBS e Dell Computadores.

Na Dell foi o responsável por estabelecer em Porto Alegre um centro de desenvolvimento de software global, operação que foi a primeira empresa que se estabeleceu no TecnoPUC em 2001.

Atualmente é responsável pelas áreas de Tecnologia e Operações da Portocred Financeira, empresa focada em Credito Pessoal.

Gerenciou times remotos e distribuídos na América Latina, Índia, Irlanda, Malásia e Estados Unidos.

Estabeleceu e gerenciou convênios de P&D com universidades e centros de pesquisa, usando mecanismos de incentivo fiscal como a Lei de TI e a Lei de Inovação.

Janete Laguna

RS - SENAC

É Mestre em Educação pela Universidad Europea del Atlántico, possui Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional Uninter, Especialização na Educação Especial e Educação Inclusiva pela mesma instituição; Graduada em Pedagogia Empresarial pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é professora dos cursos Técnicos do Senac Gravataí e cursos Técnicos EAD da mesma instituição.

Professora de curso de Pós graduação em Formação de Professores para Educação Profissional, foi Tutora Presencial do curso de Pedagogia. Montou o setor de SAC do grupo GBOEX, trabalhou como coordenadora de RH na indústria Kreiche e na indústria Renner Textil; atuou como supervisora da qualidade e coordenadora de operações em duas empresas de TI.

José Carlos de Lima Jr.

SP - Markestrat Consultoria Empresarial

Sócio da Consultoria Markestrat, com matriz em Ribeirão Preto/SP e filial em São Paulo, capital. Especialista em Estrutura de Mercado e Planejamento Estratégico, com foco em negócios e acesso ao mercado agro. Já coordenou mais de 150 projetos para empresas públicas e privadas, incluindo multinacionais. Tem doutorado pela Faculdade de Economia e Administração da USP São Paulo, com mestrado em Estratégia e Mercado também pela FEA/USP. Professor de pós-graduação nos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas, PECEGE-ESALQ/USP, FUNDACE/USP e FAAP. É colunista semanal de agronegócios na Rádio CBN desde 2013. Co-autor de dez livros, com artigos publicados nos Estados Unidos, Alemanha e China.

José Eduardo Azarite

SP - Venture Hub

Bacharel em Química, com Pós Graduação pela Universidade Estadual de Campinas, MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e Extensão em Gestão Estratégica para Lideranças Empresariais – Foco em Internacionalização de Empresas – Insead – Fontainbleau – França. Com sólida carreira executiva e 5 anos de experiência em C-Level, e amplo networking no ecossistema empreendedor, tendo sido VP Comercial e de Desenvolvimento de Negócios do CPqD (até Jan/2018) , Presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora (até Jun/2018) e atualmente é Co-Founder e VP de Inovação Corporativa da Venture Hub Corp, um Hub de Aceleração de Startups e Inovação Corporativa, VP de Marketing da Fundação Fórum Campinas Inovadora e membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas e dos Conselhos de Administração das startups do Select Portfólio da Venture Hub. Conselheiro de Adminstração do SAE4Mobility, Docente na Inova Business School no MBA em Economia Criativa e para o curso “Conselheiro Trends Innovation.

Leandro Totti Cavazzola

RS

Graduado em Medicina com Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com especialização em Cirurgia Geral, Cirurgia Videolaparoscopia e Robótica. Pós-Doutorado em Cirurgia Minimamente Invasiva no Institute for Surgery and Innovation - Case Western Reserve University em Cleveland, Ohio, Estados Unidos. Professor Docente no Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Sub-área em Cirurgia Robótica. Tem experiência na área de Cirurgia Robótica e Treinamento em Cirurgia Minimamente Invasiva.

Lucas Vital

RS - UNISINOS

Mestre em Administração de Empresas, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS (2020).Especialização em Educação a distância - Gestão e Tutoria, UNIASSELVI (2020). Possui Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC RS (2017). Graduação em Administração de Empresas, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS (2017) CRA/RS 051855/O. Graduação em Marketing pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, FADERGS (2015). Técnico em Publicidade pela Escola Técnica Irmão Pedro (2012). Tem experiência nas áreas de administração de empresas, educação e comunicação.

Luciano Eifler

Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre em Ciência da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cirurgião Geral, Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (TCBC). Docente na Faculdade de Medicina da Universidade Luterana do Brasil e Unisinos. MBA em Gestão e Inovação em Saúde pela IBCMED, Fundador da Empresa ConceptMed, consultoria em Telemedicina e Tecnologia em Saúde

Leonardo Afonso Angeli Menegatti

Engenheiro Agrônomo MsC com título pela ESALQ em 1999, também estudou na Universidade da Califórina, Campus Davis. Possui ainda MBA em Marketing pela FGV e é fluente em inglês e espanhol.

Fez mestrado na ESALQ, no departamento de Engenharia Rural, com ênfase em Agricultura de Precisão, sendo bolsista da FAPESP. Sua dissertação ainda hoje é referência no assunto, com mais de mil citações em trabalhos científicos.

Iniciou sua trajetória profissional na agricultura de precisão em 1997, sendo um dos pioneiros no uso e no desenvolvimento dessa tecnologia no Brasil.

Após o mestrado, em 2002, abriu sua própria empresa de consultoria agronômica, que viria a ser uma das maiores do país, além de criar um laboratório de análise de solo.

Em 2007 vislumbrou a possibilidade de usar tecnologias digitais para ampliar a capacidade humana de tomar as melhores decisões no agronegócio e o impacto que isso poderia ter para os consultores.

Em 2015 fundou a InCeres, uma AgTech inovadora que desenvolveu uma PLATAFORMA DIGITAL AGRONÔMICA flexível, capaz de armazenar e processar dados estruturados e não estruturados para dar suporte à tomada de decisão no agronegócio.

Desde então, Leonardo Menegatti é CEO da InCeres.

Luiz Ojima Sakuda

SP - Homo Ludens Research & Consulting

Sócio da Homo Ludens Research & Consulting, Diretor de Inovação e Marketing da MFM e professor do Centro Universitário FEI. Co-coordena cursos de extensão na FIA Business School e no ESPM Leadership Academy. Possui Doutorado em Engenharia de Produção (POLI-USP), Mestrado em Administração de Empresas (FGV-EAESP, com intercâmbio na ESSEC Business School) e Bacharelado em Administração Pública (FGV-EAESP). Faz parte da equipe de especialistas das pesquisas do Comitê Gestor da Internet (CGI.br). É coordenador e/ou autor de diversas publicações, entre os quais a tese de doutorado contemplada pelo Programa Observatório Itaú Cultural de Pesquisa em Economia da Cultura 2017, capítulos nos livros indicados para os prêmios HQ Mix 2018 - categoria Livro Teórico e Jabuti 2018 - Eixo Ensaios - Economia Criativa, o "II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais" (2018) o "Radar AgTech Brasil" (2019 e 2020/2021).

Maicon Diogo Much

Engenheiro de P&D, pesquisa e desenvolve dispositivos médicos para cuidados críticos e intensivos. Cursa Doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Pesquisador CNPQ para tecnologias na assistência a idosos. Atua na empresa Toth LifeCare no desenvolvimento de Wearables e Biossensores no cuidado à saúde.

Cristina Hoepers

Cristine Hoepers, formada em Ciências da Computação pela UFSC e Doutora em Computação Aplicada pelo INPE, é Gerente Geral do CERT.br/NIC.br, onde trabalha com Gestão de Incidentes de Segurança desde 1999. É também instrutora dos cursos de Tratamento de Incidentes do CERT Division, da Universidade Carnegie Mellon, e instrutora da Escola de Governança da Internet no Brasil, do CGI.br. Participou do Conselho Diretor do FIRST e da Coordenação dos Fóruns de Boas Práticas sobre Spam e CSIRTs do Internet Governance Forum (IGF), das Nações Unidas. Em 2020 recebeu do M3AAWG, maior organização mundial de combate a abusos online, o prêmio Mary Litynski, por seu trabalho para aumentar a resiliência da Internet. Foi moderadora e palestrante em eventos nacionais e internacionais, incluindo fóruns da OEA, ONU, ITU, LACNIC, FIRST, APWG e M3AAWG, abordando os temas de Gestão de Incidentes, Privacidade, Implantação de CSIRTs, Fraudes na Internet, Spam e Honeypots.

Marcio Migon

RJ - BNDES

Funcionário concursado de carreira do BNDES desde 2002, formou-se conselheiro de administração na 91ª Turma do IBGC, depois de ocupar por mais de quinze anos cargo executivo. Participou das negociações do Entendimento Setorial Aeronáutico (2007), junto à OCDE. Entre 2010 e 2019 foi Chefe de Departamento de financiamento global da Embraer (aeronaves comerciais, executivas e de defesa) e das empresas da Base Industrial de Defesa. Atualmente é assessor especial do Ministro de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovações. É graduado em Engenharia Aeronáutica pelo ITA (São José dos Campos, 1993) e mestre em Engenharia de Produção (M.Sc.) pela COPPE/UFRJ (Rio de Janeiro, 2000).

Marcos Bernardo Campos

GO - Gyntec

Sou formado em Administração de Empresas pela PUC SP, contabilista e auditor pela Faculdade Trevisan. Com especialização em Gestão da Inovação. Co-fundador do Gyntec, ACE Centro Oeste, Sirius Venture Capital, Antares Polo Aeronáutico e CMC Energia. Somos investidores venture capital em startups em estagio Pre SEED e SEED, com mais de 40 startups investidas no Brasil e 7 startups em Israel.

Miguel Prestes Nácul

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em Cirurgia Geral Geral e videolaparoscopia, Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Especialização em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), Coordenador do Curso de Pós Graduação Lato-Sensu em Cirurgia Minimamente Invasiva da Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre, RS, Mestrado em Ciências Cirúrgicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Coordenador do Instituto Simutec

Tiago Oltramari Marin

Graduado em relações Internacionais na Universidade UNISUL em Santa Catarina, com mais de 10 anos de experiência em comércio Internacional atuando em empresas de tecnologia no Brasil e Exterior. Co-fundador da empresa Wishbox, uma das pioneiras no Brasil em tecnologia de impressão 3D e manufatura aditiva. Desenvolve soluções inovadoras para indústrias, Universidades e Hospitais com trabalhos premiados na área da saúde focados em protótipos 3D para auxílio no planejamento Cirúrgico, próteses para reabilitação e modelos anatômicos no Ensino Médico.

Murillo Velotta

SP - SP Ventures

Analista associado da SP Ventures, focado na triagem e consolidação de dutos para a AgTech e a FoodTech.

Ele está especialmente interessado em empresas com tecnologias disruptivas que trazem otimização e aumentam a produtividade para agricultores, indústria de alimentos e criam valor para os consumidores.

Também é responsável pelo compromisso de conformidade com ESG, triagem e medição do fundo AG Ventures II.

Antes da SP Ventures, ele trabalhou na Accenture, que formou sua abordagem estratégica e orientada para a tecnologia, tanto na análise de gerenciamento quanto nos processos, e na Even Construtora e Incorporadora, que formou sua paixão por soluções aprimoradas e sustentáveis, e sua capacidade de entender, avaliar e medir empresas impactantes.

Murilo é formado em engenharia pela POLI-USP. Ele também trabalhou na ONG Un techo para mi pais como voluntário.

Newton Hamatsu

RJ

Newton Hamatsu é Superintendente de Inovação da Finep, atuando nos temas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Energias Renováveis e Crédito Descentralizado para micro, pequenas e médias empresas. É doutorando em Economia da Indústria e da Tecnologia (UFRJ), mestre em Teoria Econômica (Unicamp) e graduado em Relações Internacionais (USP). É membro do Conselho Curador do CPqD, e representante no Conselho Superior da Câmara Brasileira da Indústria 4.0. Foi Chefe da Assessoria de Captação de Recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e Assessor da Diretoria Executiva e da Presidência da Finep. Tem experiência no setor privado em áreas financeiras de empresas como Banco Santander, Upside Finanças Corporativas e T4F.

Olivier Smadja

RS

Graduado em Engenharia da Computação pela Universidade de ESIEA em Paris /França com atuação no desenvolvimento e programação de sistemas de informática, fundou as empresas JcConcpet, Neodatis e Human Robotics. Seu projeto mais recente é a criação de Robôs Interativos para atender o mercado corporativo e setor da saúde.

Pedro Pimentel

SP

Engenheiro de Controle e Automação pela Unicamp, é co-fundador da Venture Hub, Hub de Aceleração de Startups e Inovação Corporativa. Trabalhando junto a um grande network de empreendedores, investidores, empresas e instituições, a Venture Hub ajuda empreendedores e empresas a lançar, crescer, obter investimentos, escalar e inovar.

Também é co-diretor do Founder Institute Campinas, aceleradora de startups em fase pré investimento seed com sede no Vale do Sílicio que ajuda aspirantes a empreendedores a lançarem empresas relevantes e de impacto através de um processo estruturado e dasafiador que fomenta a colaboração e compartilhamento.

Foi Vice Presidente da Associação Campinas Startups e é membro de diversas iniciativas empreendedoras regionais e nacionais.

É focado em desenvolvimento de startups, planejamento estratégicos, empreendedorismo, inovação e construção de um ecossistema forte e colaborativo.

Rafael Fonseca

Biólogo pela Unicamp, especialista e mestre em geoprocessamento pela UNB, possui mais de 20 anos na área gestão territorial e geoprocessamento, com enfoque principal nos seguintes temas: gestão de projetos; análise territorial e políticas ambientais e rurais. Foi professor universitário dos cursos de agronomia, ciências biológicas e geografia de várias faculdades. Atuou em diversos projetos e iniciativas do governo federal, principalmente relacionados ao MCTI e MMA. Também atuou em instituições do governo alemão. É sócio fundador da empresa Busca Terra e atua na como diretor executivo desde sua fundação em 2019.

Rafael Montanhez

De família de produtores de frutas no interior de São Paulo, é formado em Gestão Comercial e especialista em Customer Success. Vem atuando há mais de 5 anos no mercado de Food Service, tendo passado pela TOTVS e startups, então co-fundando a Hort-e onde atua como CEO.

Rafael Rech

RS

Cardiologista do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento (HMV);

Preceptor da Residência de Cardiologia do HMV;

Ph.D em Biologia Celular e Molecular;

Mestre em Clínica Médica e Cardiologia.

Sergio Soares

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (2006), Mestre em Sensoriamento Remoto pelo INPE (2012) e MBA em Gestão de Projetos pela Esalq/USP (2017). Possui vasta experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto. Atuou nas áreas de agrometeorologia, processamento de dados remotos, coordenação e treinamento de equipe de geoprocessamento, liderou projetos de análise sócio-ambiental de risco e atuou no desenvolvimento de produtos e soluções tecnológicas para o setor agrícola. Gerenciou departamento de análise de risco para o setor financeiro e hoje atua como Diretor de Tecnologia em corretora de seguro agrícola e Diretor de Operações da mititech.agro, empresa de tecnologia que desenvolve soluções de mitigação de risco voltadas para o mercado de seguro e crédito rural.

Silvia Massruhá

SP - Embrapa

Chefe Geral e pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária, com doutorado em Computação Aplicada, na área de Inteligência Artificial ,pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e mestrado na área de Automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp, com aproximadamente 100 publicações técnico-científicas e 25 softwares. Tem formação complementar em desenvolvimento de habilidades gerenciais pela Fundação Dom Cabral, gestão avançada pela Amana-Key e Governança Corporativa pelo IBGC. Atualmente participa como membro de vários conselhos de Administração e Consultivos bem como da Comissão de Agricultura de Precisão e Digital do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e membro da Câmara do Agro 4.0, criada pelos ministérios da Agricultura (MAPA) e da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI). Nos últimos anos tem articulado projetos e parcerias nas áreas de IoT Rural, Inteligência artificial, Bigdata e Analytics e tem participado do movimento de Agtechs atuando em programas de aceleração e mentoria de startups visando contribuir para a consolidação do ecossistema de inovação para Agricultura Digital no país.

Vitor Mondo

DF - Embrapa

Vitor Mondo possui graduação em engenharia agronômica (2004) e Doutorado em Fitotecnia (2010) pela Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e, em 2008 foi pesquisador visitante na The Ohio State University (EUA). Tem experiência no setor privado e público com temas em tecnologias de sementes e sistemas agrícola sustentáveis. Desde 2012 atua na Embrapa com pesquisador, e desde 2014 atuando diretamente com os temas relacionados a inovação e empreendedorismo no agronegócio. Foi Chefe da Secretaria de Inovação e Negócios e Gestor do Núcleo de Inovação Tecnológica da Embrapa. Hoje atua como pesquisador em inovação e empreendedorismo na Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas/SP.

PATROCÍNIO GOLD

Finep
cgi-nic
Sky.One

PATROCÍNIO SILVER

BRDE

PATROCÍNIO

iagente
Venture Hub

PARCEIRO

SEBRAE

APOIO

Apeti
Assespro-PR
Assespro-RS
hl7
oceantec
polosul
Predict Science
Privacy Tools
PROCERGS
Reginp
Softville
Softex
Softville
SUCESU RS
Softville
Tecnopuc
TecnoUnisc
Trino Polo
Zenit – Parque Científico e Tecnológico da UFRGS

ENTIDADE PROMOTORA

ORGANIZAÇÃO

AB EV
Sair
Tela cheia
Voltar