Fechar
ITK 2022 Phygital - Innovation Tech Knowledge

Curadores

O ITK 2022 Phygital conta com o conhecimento e influência de um time de curadores que uniu-se ao Evento para agregar à organização, conectando o saber a pessoas e empresas que buscam por soluções práticas.

Curador de conhecimento - uma ponte entre o saber e a prática do mercado para insights na busca de soluções.

Ariel Alfonso
Ariel Alfonso

Diretor da Atemporal Assessoria de Marketing

Carlos Eurico Pittas do Canto
Carlos Eurico Pittas do Canto

CEO da Propus Data Science

Edgar Bortolini
Edgar Bortolini

CEO EB Senior Business Advisor

Fabiano Hessel
Fabiano Hessel

Centro de Pesquisa e Inovação em Cidades Inteligentes da PUCRS

João Batista Mossmann
João Batista Mossmann

Doutor em Informática na Educação – Universidade FEEVALE

José Eduardo Azarite
José Eduardo Azarite

Sócio e VP de Corporate Innovation

Lisandro Granville
Lisandro Granville

Instituto de Informática da UFRGS

Luciano Eifler
Luciano Eifler

CEO da Empresa ConceptMed, Tecnologia e Inovação em Saúde

Rodrigo da Rosa Righi
Rodrigo da Rosa Righi

Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Unisinos

Vanessa Casanova
Vanessa Casanova

Educadora Social

Ariel Alfonso

Diretor da Atemporal Assessoria de Marketing

Aline Deparis

CEO da PrivacyTools

CEO da PrivacyTools, analista de Sistemas por formação e somando mais de 15 anos de experiência no setor de TI. Foi presidente da Assespro-RS (2019/2020) e do CETI-RS (Conselho das Entidades de TI do RS) e é atual membro do Conselho Fiscal do Icolab.

Amilton Rodrigo de Quadros Martins

Líder InovaEdu IMED - Laboratório de Ciência e Inovação para Educação

Cientista da Computação, Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Lisboa (Sistema de Avaliação de Pensamento Computacional), Doutor em Educação (Criatividade e Teoria do Flow na Robótica Educacional). Líder do InovaEdu - Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação da Fundação IMED, à frente do Letramento em Programação NG do Instituto Ayrton Senna e do Arranjo do Desenvolvimento da Educação Norte Gaúcho. Professor e Pesquisador da Fundação IMED em Pensamento Computacional na Educação através da Aprendizagem Ativa e Educação Maker.

Carlos Eurico Pittas do Canto

CEO da Propus Data Science

Luciano Eifler

CEO da Empresa ConceptMed, Tecnologia e Inovação em Saúde

Médico, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cirurgião Geral, Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (TCBC). Docente na Faculdade de Medicina da Universidade Luterana do Brasil e Unisinos. Fundador da Empresa ConceptMed, consultoria em Telemedicina e Tecnologia na Saúde.

Edgar Bortolini

CEO EB Senior Business Advisor

Engenheiro eletrônico PUCRS, Phd. Wireless Communications Berkeley, USA e Msc. História da Tecnologia pela PUCRS. Atividades acadêmicas em engenharia elétrica e coordenador de projetos estratégicos na área de Telecom, atuando como liason Universidade-Empresa em diversos projetos de inovação. Detém patentes relevantes na área. Conselheiro de diversas entidades, tais como SERGS, CREA-RS, Projeto Pescar e Comcet. Membro do Comitê brasileiro CBC2 junto à Anatel para questões de espectro radioelétrico no ITU (OAS). É advisor senior em diversas entidades e empresas de tecnologia. Fundador e mentor de diversas empresas Startup nas áreas de MedTech, FoodTech e EngTech.

Eduardo Gross

Head de novos negócios - INNA ImCTM - ISRAELI INNOVATION AGENCY

Engenheiro com especialização em Gestão Empresarial Integrada

Atuou com executivo de TI durante 12 anos em universidades do estado de SP

Liderou projetos de tecnologia / transformação digital nos segmentos de educação, saúde, varejo e jurídico

Especializado em metodologias de gestão de mudança com foco no engajamento dos envolvidos nos projetos

Atualmente atua junto a INNA IMC como head de novos negócios promovendo o ecossistema de inovação de Israel

Em busca de conexões, acordos de cooperação e negócios com a América Latina – Brasil.

Francisco Kieling Lumertz

CEO SelconRh - Comportamento digital

Palestrante há mais de 20 anos nas áreas de negociação, liderança, desenvolvimento de equipes e negócios.

Doutorando em Comunicação e Mestre em Administração estratégica, Atuou como executivo na área de educação, tecnologia e agronegócios, sendo diretor de Educação Continuada da PUCRS, de tecnologia na Federasul e Administrativo-Financeiro no Ceitec (única fábrica de microchip do hemisfério sul do mundo).

Hoje é diretor da Selcon Consultores Associados e atua como consultor de negócios em empresas de médio e grande porte do setor público e privado.

Conselheiro da SOGIPA, SERGS E SOFTSUL.

Como professor, já ministrou aulas nas principais universidades do Brasil, e ultimamente atende clientes que se destacam pela necessidade de mudança de comportamentos como Linhas Aéreas Azul, BRF, Petrobrás e entidades de classe como CORE´s, FCDL´s, COFECI e outros.

Jorge Fernando Krug Santos

Setor FINANCEIRO

Diretor de Tecnologia de Informação e Inovação do BANRISUL.

Graduado em Análise de Sistemas pela PUC-RS. Pós Graduado em Engenharia de Software pela UFRGS. Estágio em Computação Aplicada na IBM AFE em Tarrytown, White Plains, Nova Iorque - EUA. Certificado no programa executivo - PERSPECTIVAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO no MIT - Massachusetts Institute of Technology - Sloan School of Management e no Programa LEADING DIGITAL TRANSFORMATION no INSEAD – Fontainebleau – França. Certificado no Programa de Liderança Executiva do INSPER - Instituto de Ensino e Pesquisa - São Paulo e no Programa de Conselheiros de Empresas Públicas pela Fundação Dom Cabral. Diretor Geral de Tecnologia de Informação e Inovação do Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Primeiro membro da América Latina eleito para um assento no Conselho de Global do PCI (Payment Card Industry) estabelecendo padrões de segurança global para os pagamentos e cartões. No período de 2009/2011. Introduziu no Brasil o primeiro cartão inteligente com arquitetura multi - aplicação, convergindo para o mesmo chip, EMV e PKI compatíveis com a norma brasileira "ICP-Brasil". Tem sido palestrante convidado em várias conferências de TI: nos EUA, Américas Central e Sul, Europa e Ásia. E, ainda, no Global Digital Bank, da Mckinsey, em Barcelona, Espanha.

Jorge Polydoro

Publisher da Revista Amanhã

Jornalista, Arquiteto e Designer.

Atuou como arquiteto (UFRGS/Unisinos) nos escritórios: OPURB – Organização da Paisagem Urbana, Geraplan e Paiva Arquitetos na equipe vencedora de dois concursos de arquitetura, que projetou as sedes da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e da Companhia Rio Grandense de Mineração (CRM).

Como designer, desenvolveu vários projetos gráficos e capas de jornais revistas e livros. Em 1981 coordenou a equipe que produziu a primeira exposição de design no Museu de Arte de Sāo Paulo (MASP). E em 1989 inaugurou com exposição de seus trabalhos a sala Salomão Scliar do Teatro Sāo Pedro, em Porto Alegre.

Como jornalista foi estagiário no jornal O Globo, produziu e apresentou o programa de TV "Primeira Página", da Gazeta Mercantil, e participou de algumas das principais experiências inovadoras do jornalismo Rio Grande do Sul e do Brasil: Folha da Manhã, Pato Macho, Coojornal e Revista Oitenta. E em 2017 recebeu Homenagem Especial do Prêmio Press, mais importante reconhecimento do jornalismo do Rio Grande do Sul.

Folha da Manhã, da Cia Jornalística Caldas Junior, jornal diário cuja transformação impactou a imprensa diária gaúcha nos anos 1970. Pato Macho, semanário satírico criado em 1971 pelo colunista Luís Fernando Veríssimo, entre outros. Em 1974 foi um dos fundadores, e até 1981 um dos dirigentes, do Coojornal – um dos principais jornais alternativos de resistência democrática no Brasil durante o Regime Militar. Revista Oitenta, da L&PM Editores, em formato livro com temas contemporâneos e autores nacionais e internacionais. Autor de capas de livros, como a trilogia “Nexus”, “Plexus” e “Sexus”, de Arthur Muller; Analista de Bagé” e “Velhinha de Taubaté”, de Luiz Fernando Veríssimo; “O Exército de um Homem Só”, de Moacyr Scliar; e o romance “Camilo Mortágua, de Josué Guimarães, entre outros.

Criou as revistas AMANHÃ, de economia, gestão e negócios – hoje uma Plataforma - e a revista APLAUSO, de cultura. Foi conselheiro do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, do Conselho Estadual de Cultura, e participa atualmente do Conselho da Bienal do Mercosul.

É Publisher do Grupo AMANHÃ que produz conteúdos de economia, gestão e negócios no formato digital – News e Portal – impresso, eventos, guias e livros. E mantém a mais importante Plataforma de produção de conteúdos no seu segmento do Sul do Brasil, e uma das mais relevantes do país. Criou o “Top of Mind – Marcas do Rio Grande”, pesquisa de lembrança de marcas pioneira no Brasil; o ranking “500 Maiores do Sul” em parceria com a PWC; e as “Campeãs de Inovação”, com o IXL Center, empresa especializada em inovação com sede em Cambridge, MA, EUA. A versão impressa de AMANHÃ, fundada em junho de 1986, é a sétima revista em circulação mais premiada da imprensa brasileira em todos os tempos, segundo o Portal especializado Jornalistas&Cia.

Através do Instituto AMANHÃ, seu braço educativo, o Grupo produziu os livros “The Mind of The Tops”, Empresas que Inspiram”, “Marcas do Paraná”, “Santa Catarina Grandes Marcas”, e ”Marcas do Rio Grande”. Mais as séries “Cenários de AMANHÔ dedicado a temas de desenvolvimento regional, Fóruns e Guias de Sustentabilidade, Fórum Sul For Export sobre comércio exterior, Fóruns regionais LIDERARH sobre liderança e gestão de pessoas, entre outras iniciativas que promovem conhecimento e empreendedorismo.

Moshiko Frenkel

Head de Inovação - INNA ImCTM - ISRAELI INNOVATION AGENCY

Inovação Israelense - Tecnológica, Cultural e Social

Vive inovação todos os dias. Participou nas últimas décadas de projetos inovadores de base tecnológica em áreas como Segurança, TI, Telecom, Agronegócio, Telemetria, Energia, Água, Saúde, entre outros, em Israel, no Brasil e no mundo. Atua promovendo inovação tecnológica, cultural e social como Head de Inovação da Agência privada de inovação Israelense INNA ImC™ para o Brasil e América Latina. Formado em Direito Talmudico em Israel e Estados Unidos, com MBA e especializações em Finanças, Marketing, Educação e Tecnologia.

Vanessa Casanova

Educadora Social

Educadora Social na Fundação Pão dos Pobres. Graduada em marketing pela Universidade Nove de Julho/SP, pós graduada em Marketing digital e em Educação a distância - Gestão e Tutoria pela UNIASSELVI/RS.

Consultoria, treinamento e palestras sobre comunicação, atendimento excelente, marketing, marketing digital, pós vendas e fidelização, educadora social em Aprendizagem.

Lisandro Granville

Instituto de Informática da UFRGS

Associado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Lisandro Zambenedetti Granville possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, obtidos em 1995, 1997 e 2001, respectivamente.

Atualmente, é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gerência de Redes Serviços e Aplicações, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Virtualização de Redes, Redes Definidas por Software e Sistemas Peer-to-Peer.

Fabiano Hessel

Centro de Pesquisa e Inovação em Cidades Inteligentes da PUCRS

Fabiano Hessel é professor titular da Escola Politécnica da PUCRS, Pesquisador do CNPq e Membro do Conselho Técnico-Científico da Softsul.

Prof. Hessel é PhD pela Universidade Joseph-Fourier (atual Grenoble-Alpes, França), atuou junto a Pró-reitoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da PUCRS como assessor da Diretoria de Inovação.

Atualmente é o coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Cidades Inteligentes da PUCRS e coordenador do comitê de assessoramento da FAPERGS para as áreas de Matemática, Estatística e Computação (2019-2021).

É o líder do Grupo de Sistemas Embarcados e faz parte do grupo de interesse em IoT e SmartCities da IEEE.

Foi editor associado da ACM TECS (Transaction on Embedded Computing Systems), General Chair, Program Chair e membro do comitê de programa de várias conferências da IEEE e ACM, além de revisor de artigos para diferentes periódicos.

Prof. Hessel é o representante para o Brasil e América Latina do ISQED (International Symposium on Quality Electronic Design) e possui várias publicações em diferentes conferências e periódicos renomados na área.

Seus interesses de pesquisa incluem sistemas embarcados, IoT e Sustainable+SmartCities.

João José Eduardo Azarite

Sócio-Diretor e VP de Inovação Corporativa da Venture Hub, VP de Ecossistemas da CampinasTech - Associação das Startups de Campinas - e VP de Marketing da Fundação Fórum Campinas Inovadora, além de professor em cursos de MBA da Inova Business School.

Membro do Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação de Campinas e de Conselhos de Administração de várias Startups do Select Portfólio da Venture Hub. Sólida carreira executiva e 5 anos de experiência em C-Level, com foco em marketing, vendas e desenvolvimento de negócios, tendo sido VP Comercial e de Desenvolvimento de Negócios do CPqD (até Jan/2018) e Presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora (até Jun/2018).

João Batista Mossmann

Doutor em Informática na Educação – Universidade FEEVALE

Diretor do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT) na Universidade Feevale. Doutor em Informática na Educação pela UFRGS. Mestre em Ciência da Computação pela PUCRS. Bacharel em Ciência da Computação, pela Universidade Feevale. Atua como professor no curso de Ciência da Computação e pesquisador no Mestrado de Indústria Criativa.

Rodrigo da Rosa Righi

Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Unisinos

Rodrigo da Rosa Righi é membro sênior da IEEE e membro sênior da ACM, bolsista de produtividade do CNPq e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde também atua como pesquisador e orientador de alunos de iniciação científica, TCC, mestrado e doutorado.

Possui pós-doutorado, realizado no KAIST (Korea Advanced Institute of Science and Technology) - Coreia do Sul, com ênfase nas áreas de Internet of Things e Cloud Computing.

O mestrado e o doutorado em Ciência da Computação foram feitos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (conclusões em 2005 e 2009, respectivamente). Em especial, o doutorado foi feito na modalidade sanduiche na Tecnische Universitaet Berlin, Alemanha.

Ainda na parte de formação acadêmica, Rodrigo possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (conclusão em 2003).

Rodrigo tem experiência na área de Ciência da Computação, mais particularmente nas subáreas que envolvem a computação paralela e distribuída. Atua nos seguintes temas: avaliação de desempenho, migração e escalonamento de processos, balanceamento de carga e adaptação da comunicação em ambientes distribuídos (Cluster, Grid, Fog e Cloud), computação na área da saúde e Internet of Things.

O prof. Rodrigo também fez parte do Comitê de Assessoramento da FAPERGS no que tange a área da Computação, com gestão no período de 2017 a 2019.

Ainda, prof. Rodrigo possui experiência na coordenação e como integrante em projetos de pesquisa de cunho nacional e internacional, envolvendo empresas como Siemens, HT Micron Semicondutores e DELL Computadores.

Atua também na coordenação de projetos de apoio a eventos científicos suportados pela CAPES, CNPq e FAPERGS.

Prof. Rodrigo é revisor de periódicos internacionais conceituados na área como IEEE Cloud Computing, IEEE Communications Magazine e ACM Transactions on Cyber-Physical Systems, bem como membro permanente do Comitê de Programa de conferencias nacionais como SBCUP, ERAD, ERRC e WSCAD-SCC.

Por fim, Rodrigo é membro das seguintes instituições: IEEE (membro sênior), ACM (membro sênior), ACM (membro sênior), IADIS, INSTICC e SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

Rodrigo mantem um Web site com publicações e disciplinas que leciona em nível de graduação e pós-graduação (lato e estrito senso): http://professor.unisinos.br/rrrighi.

 

 

APOIO OFICIAL

Tecnopuc

PATROCÍNIO GOLD

cgi-nic

PATROCÍNIO

Atemporal Assessoria de Marketing
ConceptMed
Propus
Iagente
Rybená
VentureHub

APOIO INSTITUCIONAL

Assespro
Assespro-RS
Abes
Abranet
Abinee
Brafip
Brasscom
Embrapa
CETI-RS
Feevale
Fundatec
HL7 Brasil
Instituto de Informática - UFRGS
InternetSul
Pão dos Pobres
seprorgs
Sispro
Sucesu-RS
uMov.me.jpg
Parque Zenit UFRGS

ENTIDADE PROMOTORA

softsul

ORGANIZAÇÃO

abev
Sair
Tela cheia
Voltar